A Liderança Situacional® é um Modelo de gestão de pessoas que forma líderes há mais de 35 anos no Brasil e há 40 anos no mundo. Já ajudou mais de 12 milhões de pessoas e está disponível para você e sua organização nos seguintes programas:

O que é a Liderança Situacional?

Desenvolvido pelo Dr. Paul Hersey, no Center For Leadership Studies – EUA, o modelo de Liderança Situacional ® é uma ferramenta poderosa e flexível que permite que os líderes diagnostiquem as variáveis de qualquer situação e adaptem seus estilos de gestão para as necessidades comportamentais do indivíduo ou grupo que estão tentando influenciar.

O modelo, que é infinitamente adaptável a qualquer situação ou cultura, fornece uma estrutura que os líderes podem usar para avaliar o nível de prontidão de um indivíduo (combinação de habilidade e disposição) para executar uma tarefa ou função específica. O sucesso da Liderança Situacional ® depende da fluidez do modelo, que permite que os líderes adaptem continuamente seu estilo de liderança para compensar a complexidade das tarefas ao longo do tempo, assim como as mudanças nas habilidades de seus colaboradores.

Representada graficamente como uma matriz de quatro quadrantes, o modelo de Liderança Situacional ® aborda os comportamentos de liderança a seguir:

Determinar (E1) – Líderes falam para seus colaboradores exatamente o que fazer e como fazê-lo.
Persuadir (E2) – Os líderes ainda fornecem informação e orientação, mas há mais comunicação com os colaboradores. Líderes “vendem” a sua mensagem para que colocar o time “a bordo.”
Compartilhar (E3) – Líderes se concentram mais no relacionamento e menos na direção. O líder trabalha com a equipe e compartilha a tomada de decisões e responsabilidades.
Delegar (E4) – Líderes passam a maior parte da responsabilidade para o colaborador ou grupo. Os líderes ainda monitoram o progresso, mas eles estão menos envolvidos nas decisões.

Contate nossos “Tailors” hoje para mais informações sobre como o Modelo de Liderança Situacional® pode ajudar a construir uma força de trabalho mais produtiva e engajada, proporcionando ao mesmo tempo um roteiro para o sucesso da sua organização.

O que é Treinamento?

Treinamento nada mais é do que a aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas às competências úteis específicas.

É isto que forma o núcleo da aprendizagem em escolas politécnicas. Além do treinamento básico exigido por um ofício, ocupação ou profissão, precisamos sempre obter os avanços tecnológicos, pois a competitividade do mundo moderno exige que os trabalhadores atualizem constantemente suas habilidades, ao longo de toda sua vida profissional.

O profissional que não evoluir seus treinamentos com certeza ficará estacionado em um mundo com constantes atualizações e crescimento, perdendo assim grandes oportunidades, não evoluindo em sua carreira com a possibilidade de aumento de salário e cargo.

Treinamento Empresarial

Empresas elaboram treinamentos, tanto interno quanto externo para seus funcionários.

Treinamento Interno: ocorrem na própria empresa, em situações normais de trabalho, como o manuseio com as ferramentas, máquinas, documentos e outros materiais que o treinando irá utilizar em suas atividades do dia a dia. Este costuma ser utilizado no ensino profissionalizante.
Treinamento Externo: ocorrem fora da empresa e das situações normais de trabalho, o treinamento não necessita da colaboração do trabalhador, diretamente produtivo durante o período de treinamento. Muitos empresários examinam o treinamento como despesa e não como uma forma de investimento, tornando esta modalidade menos atrativa para pequenas e médias empresas.

É importante manter as equipes bem informadas, integradas com motivação e liderança somando os objetivos da empresa, assim tornando um grande desafio para os grandes líderes. Outro desafio é encontrar estratégias para motivar as equipes a participarem de treinamentos que são fundamentais para aquisição de excelentes resultados.

Alguns temas a serem abordados em treinamentos:

  • Trabalho em equipe;
  • Integração;
  • Autoconfiança;
  • Superação;
  • Equilíbrio mental, emocional e físico;
  • Administração de tempo;
  • Entretenimento.

Temas como estes que fazem a diferença quando se tem uma boa aceitação e a participação das equipes.

Todas estas atividades são propostas mediante as necessidades, barreiras, objetivos da empresa.

Hoje em dia temos o treinamento empresarial com Coaching, que são feitos com equipes e lideranças. Ao qual desenvolvem novas habilidades de lideranças para melhorias nas relações e assim o alinhamento da cultura organizacional e otimização de resultados.